Iluminação Pública

Projeto da CMM quer substituir lâmpadas de led por lâmpadas solares, em Manaus

PL 67/2022, de autoria do vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), tem como principal objetivo diminuir os impactos ambientais na capital

Malu Dacio
21/03/2022 às 15:26.
Atualizado em 21/03/2022 às 15:33

(Foto: Reprodução)

Tramita na Câmara Municipal de Manaus um projeto de lei de autoria do vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), que trata da substituição de lâmpadas de led por lâmpadas solares. O vereador tratou do PL 67/2022 durante a sessão desta segunda-feira (21) na câmara municipal.

Ao A CRÍTICA, Bessa comentou que o projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação e substituição de pontos de iluminação pública nas vias e logradouros públicos municipais, de emprego de lâmpadas cujo funcionamento seja com base na utilização da energia solar, deve ter no mínimo 20 anos para implantação.

Apesar do tempo alto que surge com o resultado de análises com engenheiros elétricos, Bessa defende que o projeto vai ser positivo tanto para os contribuintes como para o executivo municipal.

“O Projeto visa a diminuição de uso de energias poluente. Energia elétrica que vem vem do combustível, das termoelétrica. Nós temos aqui a maioria dos meses, dos dias como dias de sol” lembra.

Para Bessa, já se faz necessário a implantação dessas lâmpadas na capital. “As lâmpadas já tem no seu corpo as placas solares. O prefeito vai economizar no ganho da vida útil dessas lâmpadas e a população vai automaticamente ganhar na diminuição da tarifa de energia pública. Também porque será a longo prazo, claro que isso não vai ser de imediato prazo”, destacou.

O projeto tem como principal objetivo diminuir os impactos ambientais e ter baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos).

Ele defendeu que a prefeitura comece a substituição gradativamente. “E o prazo que a gente calculou com engenheiro elétrico é de um prazo de 20 anos para que todo o sistema de energia de de lâmpadas públicas eles sofram essa alteração”, disse.

As lâmpadas também podem beneficiar áreas onde a atual empresa que fornece energia não chega e causa problemas de iluminação, pois a energia solar chega em qualquer região e faz o seu papel com excelência usando apenas o sol, gerando energia para o dia inteiro.

O vereador afirmou que ainda não se tem os custos da implantação do projeto, mas que os estudos já estão sendo elaborados.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por