Principal competição de futebol do mundo começa no dia 20 de novembro, e mercado local já sente o aumento da procura por novos aparelhos para acompanhar o evento
Vendas de televisões deve aumentar com chegada da Copa do Mundo (Foto: Jeiza Russo)
Faltam apenas 51 dias para o início da Copa do Mundo do Catar, o que tem gerado expectativa dentro do comércio amazonense, principalmente o setor televisores e demais eletrônicos. De acordo com um estudo realizado pela plataforma de mídia Teads, em parceria com a Global Index, 41% dos brasileiros tem a intenção de adquirir uma nova televisão para acompanhar as partidas do mundial, enquanto 24% querem aproveitar o período que antecede o evento para comprar um novo smartphone.
No Amazonas, os menos de dois meses para a tradicional competição, o aumento de compras – ou a simples procura – por estes aparelhos já vem sendo sentida, principalmente entre empresários e vendedores. Esse é o caso de Fábricia Fernandes, que há três anos trabalha no ramo de vendas e tem visto no mundial do Catar, um grande motivador dos clientes na hora da compra.
“No momento o que tem saído muito são TVs, e acredito que seja pela Copa do Mundo, porque as pessoas vêm aqui e falam ‘ah, eu quero uma TV de 75 [polegadas] para a Copa’, ‘porque quero ver jogo’, coisas desse tipo. Tem sido o principal motivo ultimamente”, afirma a vendedora.
Ainda segundo a pesquisa da Teads, a proximidade da Copa do Mundo deve também influenciar também indica um cenário promissor para o comércio, principalmente para a Black Friday, que neste ano acontece junto ao início da Copa do Mundo. Segundo dados da Teads, a compra de televisão aparece no top cinco das maiores intenções de compras para a Black Friday deste ano, juntamente com as seguintes categorias: vestuário, tecnologia, smartphones e áudio.
Para a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), a chegada da Copa do Mundo pode indicar uma consolidação da retomada do setor local após o período da pandemia de Covid-19 e a atual guerra entre Ucrânia e Rússia, que impactaram vários países em todo o mundo.
Acompanhar a Copa do Mundo tem sido um dos principais motivos para a compra de uma televisão (Foto: Jeiza Russo)
“Apesar de todas essas dificuldades, a nossa expectativa é a melhor possível, pois o comércio está retomando o seu desempenho, voltando a ter contratações e arrecadando cada vez mais. Estamos na expectativa de fechar o ano com um saldo positivo, ainda que não seja aquela mesma que nós tínhamos [antes da pandemia]. Apesar de todas essas dificuldades, nosso objetivo é que a gente possa fazer a economia funcionar, gerando emprego e renda”, afirma o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota.
Vale lembrar que a Copa do Mundo do Catar inicia no dia 20 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro. As três partidas do Brasil na primeira fase da competição estão marcadas para os dias 24/11 (contra a Sérvia, às 15h), 28/11 (contra a Suíça, às 12h) e 02/11 (contra Camarões, às 15h).