Ação social

Quase 400 livros são doados para bibliotecas de unidades prisionais femininas em Manaus

A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Embaixada US Brazil Exchange Alumni Association, em parceria comICBEU, Senac e Seap

Lucas Vasconcelos
08/09/2022 às 21:25.
Atualizado em 08/09/2022 às 21:25

(Gilson Mello)

Aproximadamente 400 livros são doados para bibliotecas de unidades prisionais femininas em Manaus. A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pela Embaixada US Brazil Exchange Alumni Association. A cerimônia de entrega dos exemplares aconteceu no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), no Centro de Manaus - instituição parceira da ação.

Além do ICBEU, o projeto "Livros que abrem portas" conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (Senac-AM) e da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap-AM).

Segundo Dave Menezes Sicsu, ativista de Direitos Humanos da Alumni Manaus, as mulheres privadas de liberdade terão acesso a um extenso acervo literário que vai de exemplares de literatura a livros técnicos de profissionalização.

"Então as mulheres que estão privadas de liberdade vão ter um um novo conteúdo em sua biblioteca pra poder fazer estudos e tentar ter esse direcionamento pra profissionalização. Entre os livros do acervo, estão preparatórios com diversos tipos de conhecimento passando desde língua portuguesa, literatura, matemática, biologia, temas mais atuais como sustentabilidade, economia e também computação", descreveu um dos responsáveis pelo projeto.

Sicsu destacou ainda que o conhecimento adquirido pelos livros vão auxiliar no preparo das detentas que decidirem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Sicsu conta também que a associação pretende desenvolver mais ações até o fim do ano.

"Elas vão sendo inseridas tanto nesse sistema preparatório, no literário também. Essas mulheres terão acesso a todo esse acervo a partir de hoje. Agora, estamos estruturados, a gente está em contato em um diálogo direto com a Embaixada dos Estados Unidos e com a coordenação da Associação que está multiplicada aqui no Brasil. Temos um cronograma com um calendário de atividades. A próxima ação está prevista para acontecer em novembro", acrescentou Sicsu.

Profissionalização

Para a diretora do Senac Amazonas, Silva Carvalho, o projeto também ajuda a promover a profissionalização das detentas durante o processo de reassocialização após o cumprir da pena.

"O Senac trabalha no setor de comércio de bens, serviços e turismo. Então nós conseguimos propiciar com o acervo, profissionalização dentro da área de serviço, cursos de moda, de costura que pode interessar o sistema prisional. Nós temos também a área de gastronomia que é uma área muito forte, então nós separamos alguns livros de gastronomia que vai quem está no regime fechado também a produzir biscoitos, produzir pratos da culinária regional. Além disso trouxemos alguns exemplares na área de tecnologia que é uma área estratégica do Senac", pontuou a diretora.

Silvane Carvalho aproveitou para comentar que o Senac já realizou duas outras doações para bibliotecas em Manaus, um para a Biblioteca Tenório Telles e a outra para o Espaço do Conhecimento Sustentável.

"O SENAC sempre se mostra muito parceiro em projetos sociais e socioambientais. Então a integração e a vinculação do SENAC a esse projeto que está hoje beneficiando esse público. Conta-se aí em regime fechado dentro das penitenciárias, ele pode ser também ampliado pra várias outras bibliotecas comunitárias. O SENAC já atendeu duas bibliotecas comunitárias no mês passado e seguindo também esse propósito de estimular a leitura, simular o acesso mais amplo da leitura", acrescentou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por