Mesanino

Risco de desabamento interdita parcialmente Igreja da Matriz, em Manaus

Evento de acolhida de Dom Leonardo, nomeado Cardeal da Amazônia será mantido na tarde deste sábado.

Jeysy Xavier
03/09/2022 às 11:36.
Atualizado em 03/09/2022 às 14:06

(Foto: Jeiza Russo/Freelancer)

Na manhã deste sábado, 3, a Catedral Metropolitana de Manaus, localizada na praça XV de Novembro, no Centro, conhecida como Igreja da Matriz, amanheceu parcialmente interditada. O motivo são os riscos de desabamento das colunas que sustentam o mesanino.

Segundo o Padre Hudson Ribeiro, o fato aconteceu na tarde dessa sexta-feira (2), e logo que foi constatado o problema a Defesa Civil foi acionada.


(Foto: Jeiza Russo/Freelancer)

"Nós percebemos que as colunas estavam deslocadas. O problema é que essas colunas sustentam o mesanino, onde os fiéis tem acesso. A Defesa Civil esteve no local junto com a Secretaria de Cultura e isolaram apenas essa área. Logo, os eventos e missas serão mantidos", explicou.

Acolhida do Cardeal

 Neste sábado (3),  será celebrado o evento de acolhida do Dom Leonardo, nomeado Cardeal da Amazônia às 17h e a entrada acontecerá pela lateral da igreja.
" Hoje teremos um grande evento para a sociedade. Receberemos o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e várias autoridades e informamos que a entrada será pela lateral, ou seja, nossos eventos não serão cancelados", reforçou.

O padre também esclareceu que não tem previsão para o retorno do uso total da igreja mas que os fiéis não se preocupem pois o acesso continua normal.

Nota da Catedral Metropolitana de Manaus

No que diz respeito ao ocorrido com a coluna da Catedral e os riscos para o uso da área de entrada e do mezanino (coro), partir da Avaliação da Defesa Civil, o Secretário Fernando Júnior nos comunicou que, isolada a área do ocorrido, libera- se ao acesso dos fiéis e dos visitantes, excesso à área em foco.
Nesse sentido, as Celebrações da Catedral, incluindo o evento de Acolhida do Cardeal, para às 17h de hoje, serão mantidas.
A área do ocorrido já foi isolada, inclusive o acesso ao mezanino e às galerias superiores laterais. Aguarda-se ainda, nessa manhã, a presença da SEMINF para dar maior suporte de sustentação à coluna e ao mezanino, enquanto outros trâmites referentes às condições de aspectos mais técnicos e de restauro, serão observados pelos órgãos competentes.
Estaremos sempre atentos à segurança e ao cuidado do povo.

(Foto: Jeiza Russo/Freelancer)

(Foto: Jeiza Russo/Freelancer)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por