Raiff Matos (DC) usou as redes sociais para afirmar que uma “boneca com pênis” está sendo vendida no Brasil, inclusive, no Amazonas. Entenda:
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (8), o vereador de Manaus, Raiff Matos (DC), alega que uma “boneca com pênis” está sendo vendida no Brasil, inclusive, no Amazonas. Porém, a reportagem de A CRÍTICA apurou que, na verdade, a peça não é um brinquedo, mas sim um artesanato produzido sob encomenda para a youtuber Bárbara Iara Hugo, mulher trans que mora em São Paulo.
No vídeo, o vereador afirma ser “inadmissível” e “repugnante” o trabalho da artesã. “Pessoas querendo cada vez mais influenciar as nossas crianças, tentando normatizar, romantizar, relativizar através de um brinquedo, de uma boneca trans, toda montada, com pênis. E é isso que estão vendendo para as suas crianças”, diz Raiff.
Além de ter sido encomendada pela youtuber Bárbara Iara Hugo, a boneca é inspirada nela. Para A CRÍTICA, a jovem confirmou que a peça é única. “Tô bem ligada dessas fake news que estão surgindo e tô juntando os perfis que publicaram para denunciar na Justiça”, disse ela.
A artesã Mari Kazi é a autora da boneca com tricô. A peça possui uma calda de sereia azul e rosa e um biquini também da cor rosa. O pênis e o seio na boneca foram pedidos da própria Bárbara. “Eu vi no Twitter algumas bonecas de tricô, bonecas adultas. Nada de erotismo, mas eram bonecas que estavam peladas [...] e existe essa dificuldade que a gente tem de encontrar objetos espelhos de nós, pessoas trans”, contou a jovem para o Uol.
A reportagem procurou a assessoria do vereador Raiff Matos para saber se ele gostaria de se pronunciar sobre a fake news que espalhou nas redes, porém, não obtivemos retorno até o momento. O espaço continua aberto para manifestações.