Pelo menos sete já se manifestaram sobre o que vem acontecendo
(Foto: Agência Brasil)
Candidatos a deputados estaduais e federais têm sofrido ataques hackers em suas contas no Instagram. Pelo menos sete se manifestaram sobre o que vem acontecendo e os relatos são os mesmos: um batalhão de contas ‘fakes’ começam a seguir os perfis dos candidatos, fazendo com que o Instagram identifique que o usuário está ganhando um grande número de seguidores falsos e derrube o perfil. A maioria precisou ‘trancar’ as contas, prejudicando suas campanhas na internet.
Lista - A primeira a se manifestar e anunciar os ataques por meio de nota foi a deputada e candidata à reeleição, Joana Darc (União). Com 84,3 mil seguidores, a parlamentar disse que já tomou medidas policiais e jurídicas cabíveis. Além dela, Rodrigo Guedes (Republicanos) , Alfredo Nascimento (PL), Amom (Cidadania), Adjuto Afonso (União) Diego Afonso (União), Adail Filho (Republicanos) foram alvos dos hackers.
Resposta - A assessoria jurídica do candidato ao Governo do Amazonas pelo MDB, Eduardo Braga, emitiu nota para comentar o pedido de cassação de seu registro feito pelo candidato à reeleição Wilson Lima (União).
Em busca... - Candidato ao Senado pelo PDT, Luiz Castro teceu elogios ao também candidato Chico Preto (Avante) em pelo menos duas ocasiões: em entrevista ao podcast ‘As Amazonas’ e durante debate promovido pelo portal A Crítica, na última quinta-feira, entre os candidatos ao Senado.
...de apoio? - Durante o debate, o ex-secretário de Educação do Amazonas, enalteceu Chico e lamentou por “ele não poder ser candidato”, uma vez que ele teve candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), tendo recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É uma pena que ele não poderá ser candidato porque seu partido não o referendou”, disparou Castro.
Sem desistir - A leitura que se tem é de que Luiz Castro esteja buscando apoio de Chico, caso ele desista de recorrer ao TSE. Questionado, o ex-vereador disse que não desistirá e que “a luta vai continuar”. “Sou o primeiro caso de um cidadão pedindo uma candidatura avulsa pelo Brasil”, disse em vídeo enviado à coluna.
Sem citar nomes - Ainda sobre o debate, o único candidato que citou seu candidato a presidente foi Coronel Menezes (PL), que citou o presidente da república, Jair Bolsonaro, seu compadre e amigo pessoal.
Festa das Lendas - O município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros ao sul de Manaus) se prepara para realizar mais uma edição do ‘Festlendas’, que iniciou ontem e segue até este sábado (17). São dois dias de festa com a apresentação das Lendas: Lenda do Apurinã, Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira e Lenda do Tucumã no Lendódramo de Novo Aripuanã, com entrada gratuita.
Artistas locais - A programação também inclui os shows de atrações regionais como Uendel Pinheiro, 100% Abusado, Rafinha Barba e Lucas Alho, atrações locais e torneios.
Avaliação - Segundo Thomaz Nogueira, produtos estratégicos para o futuro da economia da Zona Franca de Manaus perderam o benefício fiscal do IPI com a nova decisão de Alexandre de Moraes, do Supremo, entre os quais: baterias para carros elétricos e lâmpadas LED. “A tática de Bolsonaro/Guedes é vencer pelo cansaço”, aponta o consultor tributário e ex-superintendente da Suframa.