EDITORIAL

Estratégias para o turismo no Amazonas

O Dia Mundial do Turismo foi comemorado nesta terça-feira (27)

acritica.com
28/09/2022 às 07:48.
Atualizado em 28/09/2022 às 07:48

(Foto: Reprodução)

O Amazonas, assim como toda a Amazônia, ainda precisa encontrar uma forma de capitalizar de maneira sustentável todo seu potencial turístico. Ontem, quando foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, esse foi um dos pontos discutidos por autoridades e agentes do setor. O ministro do turismo, Carlos Brito, esteve em Manaus para, juntamente com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), celebrar os investimentos feitos no setor nos últimos anos e os resultados obtidos até agora.  

Diante de tamanho potencial do País, o desenvolvimento do turismo, sobretudo na Amazônia, precisa ser encarado como uma política de estado, com o desenho e implementação de iniciativas estratégicas que não sejam abandonadas com as trocas de comando na política. O lançamento das bases para o desenvolvimento do turismo no Amazonas é um projeto que não precisa de “paternidade”, não pode ter nenhum viés personalista, tampouco ter objetivos eleitoreiros ou estará fadado ao fracasso. Houve avanços nos últimos anos, mas o caminho a ser percorrido até que o turismo tenha participação significativa no PIB do Estado ainda é enorme.

Um dos avanços dos últimos anos foi o mapeamento dos potenciais turísticos do Estado em cada microrregião. O próximo passo é mais complexo: planejar em parceria com os agentes envolvidos maneiras de destravar cada segmento, identificar os investimentos necessários e incluí-los em um plano integrado com metas de curto, médio e longo prazo. Algo assim pode transformar, por exemplo, as cachoeiras de Presidente Figueiredo em um atrativo de impacto nacional e internacional. O mais importante, as belezas naturais, já está lá, o que falta é dotar o município de infraestrutura turística adequada, com investimentos em hotelaria, treinamento de mão de obra e divulgação.

O mesmo pode ser feito em relação a inúmeros outros atrativos que ainda são subaproveitados em nosso Estado. Na média mundial, o turismo representa 15% do PIB do planeta. No Amazonas, não chega a 3%. Projetos estruturantes voltados para o turismo precisam se tornar ativos do Amazonas, que sejam fortalecidos a cada ano. Com os investimentos certos, o Estado tem condições de, em alguns anos, ser uma das grandes opções para turistas brasileiros e estrangeiros.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por