Um Amazonas de Lutas

Jogos da Juventude e as medalhas dos amazonenses no wrestling e no judô

Almério Augusto
27/09/2022 às 16:13.
Atualizado em 27/09/2022 às 16:24

Time Judô Amazonas completo sob a liderança do Sensei Márcio Klinger e Ronald Cardoso (Divulgação)

 Os Jogos Escolares da Juventude deste ano de 2022 representarão uma feliz lembrança para nossos atletas da luta olímpica e do judô do Amazonas. Aracaju testemunhou a força que nosso estado tem nas principais modalidades olímpicas de luta.      Além de momentos que ficarão na memória desses lutadores juvenis, o ponto de maior importância é a participação dos atletas neste grande evento nacional marcado por competições de elevadíssimo índice técnico.   
Seleção Amazonense de Luta Olímpica e o técnico Wendel Barbosa (Divulgação)

  A seleção amazonense escolar de wrestling foi liderada pelo técnico Wendel Barbosa e composta por dez atletas, entre meninos e meninas, da capital e do interior do Amazonas. Entre o nosso selecionado merece especial destaque o trabalho desenvolvido pelo projeto Bom de Luta (desenvolvido pelo professor Waldeci Silva, um dos líderes da modalidade e vice-presidente da CBW) que mudou a vida dos ribeirinhos do interior do Estado, e hoje mantém dois atletas indígenas da etnia Marubo como membros da nossa seleção.     
Ronal Dante foi o maior destaque do Amazonas em toda competição dos Jogos Escolares (Divulgação)

 Ao todo, os atletas das luta olímpica conquistaram dezoito medalhas para o Amazonas, e ainda superamos os amapaenses na disputa geral pelo terceiro lugar da competição dentre os 17 estados que mandaram suas seleções para os jogos. O principal nome do Amazonas foi Ronal Dante (atleta do Projeto Bom de Luta), destaque dos jogos, ao conquistar medalhas de ouro, de prata e de bronze em diferentes categorias, após combater em 13 oportunidades.     Tal resultado coroou de êxito o trabalho desenvolvido pela FALLE (federação amazonense de luta livre esportiva e luta olímpica), parabenizando a todos os envolvidos na pessoa de seu presidente Anderson Alves.Já o Time Judô Amazonas, nosso selecionado do caminho suave, cumpriu com maestria a duríssima missão de manter nosso estado entre os medalhistas em um dos esportes mais disputados dos país e do mundo. Os dezesseis judocas amazonenses que participaram do evento foram liderados pelos experientes técnicos Márcio Klinger (CEAV) e Ronald Cardoso (AEC). 
Os medalhistas do Amazonas: Maria Reis e Adriano Souza (Divulgação)

Os atletas Maria Reis e Adriano Souza, alunos do Sensei Dejanir Cardoso, trouxeram a medalha de bronze para o Amazonas, e mantiveram a tradição de medalharmos nos eventos de alto nível do judô nacional. Essa, inclusive, tem sido um dos destaques da gestão do Sensei David Azevedo à frente da FEJAMA (federação de judô do Amazonas).     Vislumbramos mais uma vez nos Jogos Escolares da Juventude o orgulho que temos de vivermos em um Amazonas de Lutas. OSS!

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por