Com a temática 'Utopia vermelha', bumbá levou para a Arena um boi fabuloso, coeso e sintonizado com a galera
(Foto: Gilson Mello)
O balanço da terceira noite do Boi da Baixa do São José no 55º Festival Folclórico de Parintins foi considerada surpreendente, conforme afirmou o membro da Direção Geral do Espetáculo (DGE), Mencius Melo. "Porque mostrou um boi equilibrado, com conteúdo. Nos distribuímos ao longo de três dias um espetáculo do bicampeonato com muita qualidade e firmeza", declara ele.
O membro da DGE ainda aponta que, quem esperava por um Garantido apático na terceira noite, se decepcionou. "Pelo contrário: o Garantido veio fabuloso, coeso, emocionado com sua galera, sintonizado com sua galera. E é isso. Agora é esperar o resultado, que, se Deus quiser, aponta para a Baixa do São José", afirma ele.
O Garantido fechou a terceira noite com o tema "Utopia vermelha"; enquanto na segunda noite veio com o tema "Lutas, resistência e revolução". No primeiro dia, o bumbá trouxe o tema "O povo vermelho como brasa".
"Foi um espetáculo compacto, coerente com seu roteiro, fazendo a linha ideológica que o Garantido quis mostrar na arena para todo o público e jurados. Agora resta a nós, se Deus quiser, comemorar esse título e entender que os jurados compreenderam a proposta artística do Boi Garantido", completa Mencius.
"Há surpresa por conta desse anúncio", afirma Mencius Melo, membro da Direção Geral do Espetáculo (DGE) do Boi Garantido, sobre a notícia de que Sebastião Jr. deixa o item de "Levantador de toadas" do touro branco. "A diretoria não foi comunicada dessa decisão do Sabá", complementa ele.
(Foto: Gilson Mello)
Ainda segundo Melo, a DGE não vê nenhum elemento que possa ter provocado essa decisão. "A não ser o caráter particular e pessoal do Sabá. Ele esteve conosco em todo o projeto 'Amazônia do Povo Vermelho', gravou o álbum, participou de ensaios, fez participações em grandes eventos e esteve ativamente com a gente todo esse tempo", diz ele.
Mencius afirma que a organização do bumbá vai conversar com Sebastião acerca da decisão. "Ele é importantíssimo, amado pela torcida vermelha e branca. Vamos negociar, conversar, vamos apaziguar, procurar entender o que é que está se passando pela cabeça dele, se é realmente uma decisão inarredável. Mas o Boi Garantido, até onde der, vai lutar pela permanência do Sabá no nosso projeto de arena", coloca ele.
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Arlesson Sicsú)
(Foto: Arlesson Sicsú)
(Foto: Gilson Mello)
(Foto: Gilson Mello)