Miscinenação!

Garantido entra na Arena do Bumbódromo com o tema 'Lutas, resistência e revolução'

Touro branco aposta nas revoluções populares como arte, luta e libertação

Laynna Feitoza
25/06/2022 às 23:41.
Atualizado em 26/06/2022 às 00:22

(Foto: Gilson Mello/Freelancer)

Chamando os povos de terreiro, ribeirinhos, das aldeias aos guetos, o apresentador Israel Paulain conduziu a entrada do corpo artístico do Boi Garantido na 2ª noite de apresentação do bumbá vermelho, no 55º Festival Folclórico de Parintins. O touro branco traz para a arena o tema “Lutas, resistência e revolução”. 

Com uma entrada intimista, Israel entrou cantando a toada “Meu nome é povão”, acompanhado da galera vermelha e branca. Para os jurados, Israel disse que o Boi Garantido é o brilho das revoluções populares. Entre as correntes do açoite e as metralhadoras das ditaduras, o Garantido escolheu a arte popular de luta e libertação”.

Atrás de Israel Paulain, vinha a Batucada do Boi Garantido, acompanhada dos grupos folclóricos logo atrás, e a galera do touro branco alucinava enquanto o grupo artístico do bumbá entrava na arena. Logo após, entraram as alegorias trazendo a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, seguida pelo Belezão (uma réplica gigante do boi).

Logo após, Maria Monteverde, filha de Lindolfo Monteverde (fundador do Boi Garantido), acompanhada do filho e do Neto foram anunciados para fazer a tradicional contagem do Boi Garantido junto à batucada Vermelha.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por