Presidente do boi azul avaliou apresentação como 'mágica' e disse esperar vitória amanhã
Com asas, figura representava levantador Arlindo Jr, que faleceu na pandemia (Junio Matos)
Para encerrar a festa azulada, o boi Caprichoso desceu do alto do Bumbódromo em uma grande estrela acompanhado com um boneco com asas representando Arlindo Júnior, ex-levantador do bumbá que morreu em 2020, por complicações de um câncer. O presidente Jender Lobato, avaliou as três noite de apresentação como “uma perfeição”.
“O Caprichoso fez hoje o maior espetáculo que alguém já viu na arena do Bumbódromo. Eu disse que faríamos o maior espetáculo que um boi já havia feito no festival de Parintins e nós fizemos três noites mágicas em uma crescente maravilhosa que terminou hoje”, declarou o presidente.
Na última noite do 55º Festival Folclórico de Parintins, o touro negro da América fez uma grande festa do folclore, exaltando o povo parintinense que bota na arena o boi-bumbá e homenageando os sobreviventes da pandemia com a cultura que salva.
“Eu estou extremamente realizado de ver e poder colocar meu boi na arena representando milhares de pessoas simples apaixonadas pelo nosso boi que largam tudo para fazer esse espetáculo junto com a gente. Hoje nós conseguimos concluir e dizer que a 'Amazônia: nossa luta em poesia' se Deus quiser, amanhã será vitoriosa”, comemorou Jender.
O ritual de celebração da passagem da vida para a morte presente na cultura dos Yanomami, o Reahú, deu forma ao ritual indígena do boi Caprichoso. Conforme o rito, assim que um dos indígenas morria seu corpo era cremado e seus ossos eram temperados com em um mingau de banana que era compartilhado entre os seus parentes para que ele permanecesse sempre com eles.
Pajé evolui no quadro final da apresentação do Caprichoso em 2022 (Junio Matos)
O problema é que nesse momento, o espírito poderia ser atacado pela Xawaripes, espíritos malignos, para resolver o impasse, o pajé Erick Beltrão desce do alto da arena em um Hecuras, espírito do bem capaz de equilibrar o ambiente, representado pelo figura do ser com parte esqueleto humano, parte águia.