No Estado foram 810 denúncias apuradas, 793 vítimas atendidas, 146 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) instaurados, 55 Inquéritos Policiais (IPs) concluídos
(Foto: Divulgação)
Em pouco mais de um mês de Operação Vetus 3, para combater a crimes contra a pessoa idosa, 14 pessoas foram presas em Manaus e no interior do Amazonas, por maus-tratos, negligência, apropriação de bens, abandono e outros crimes. 24 medidas protetivas também foram feitas desde 22 de Agosto.
De acordo com a delegada Andréa Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), a operação ocorreu em todo o país, mas no Estado, foram 810 denúncias apuradas, 793 vítimas atendidas, 146 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) instaurados, 55 Inquéritos Policiais (IPs) concluídos.
“Além de Manaus, a ação também foi deflagrada em municípios do interior como Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, e isso foi extremamente positivo, pois levamos aos policiais locais a nossa experiência na apuração desses delitos”, relatou a delegada.
A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e segundo o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, a parceria teve um resultado positivo na apuração de crimes contra os idosos no Amazonas.
“Parabenizo as equipes da DECCI pelo excelente trabalho desempenhado, com a realização de mais de 800 diligências no nosso estado. A Polícia Civil está diuturnamente trabalhando na elucidação de quaisquer crimes para dar uma resposta à população amazonense”, destacou.
Denúncias
Andréa ressalta que as denúncias podem ser realizadas por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100), e pelo 181, disque-denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.