A prisão ocorreu na tarde de quinta-feira (9), por volta das 15h, no bairro São Francisco, zona sul da capital, na casa do suspeito
Joyce Coelho, delegada titular da Depca, que investiga o caso (Foto: Junio Matos)
Um homem de 32 anos foi preso por policiais da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em cumprimento a mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra a enteada, de 13 anos, e a filha, de 10.
A prisão ocorreu na tarde de quinta-feira (9), por volta das 15h, no bairro São Francisco, zona sul da capital, na casa do suspeito.
Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da especializada, as investigações iniciaram depois que uma familiar das vítimas compareceu à Depca para denunciar o infrator.
As vítimas foram ouvidas, e a filha relatou que ele praticava os abusos de forma recorrente. Já a enteada contou que o padrasto a aliciava dos 4 aos 8 anos de idade, enquanto sua mãe ainda vivia na mesma casa que o homem.
“Durante a escuta da especializada, a filha mais nova relatou que percebeu que os atos libidinosos que seu pai fazia com ela seriam ‘coisas ruins’, posteriormente, informou a mãe que não queria mais frequentar a casa do pai, por medo e receio de estar em seu convívio”, explicou Joyce.
Conforme a autoridade policial, a familiar descobriu o fato criminoso contra a vítima de 13 anos quando ela contou que também havia sido abusada pelo homem, dos 4 aos 8 anos de idade, no período em que a mãe ainda era casada com o infrator. O fato foi provado e comprovado em perícia médica.
“Com base nessas informações, as investigações iniciaram e foi constatada a veracidade do fato criminoso. Sendo assim, foi solicitado à Justiça pelo mandado de prisão preventiva do indivíduo, e a ordem judicial foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM)”, explicou a autoridade policial.
O homem responderá pelo crime de estupro de vulnerável. Ele será levado à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
A delegada ressalta também que as pessoas que souberem de crimes dessa natureza devem entrar em contato pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Se o crime estiver acontecendo naquele momento, o contato deve ser feito imediatamente pelo 190, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Ou ainda, caso o denunciante prefira registrar a ocorrência presencialmente, a Depca funciona em regime de plantão 24h, e está localizada na avenida Via Láctea, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.