Alan Barbosa Rolim, conhecido como ‘Zaqueu’, cumpria pena domiciliar e já teve passagem pela facção Família do Norte
Alan Barbosa Rolim, o 'Zaqueu' (Reprodução/Internet)
O traficante de droga Alan Barbosa Rolim, 34, conhecido como “Zaqueu”, ex-integrante da facção criminosa Família do Norte (FDN), foi assassinado com um tiro na nuca no último sábado (11), na frente de um comércio localizado na rua Jonathas Pedrosa, no bairro Praça 14, na zona Centro-Sul.
Zaqueu foi alvo da operação policial “La Muralha”, deflagrada em 2015 pela Polícia Federal, que prendeu as principais lideranças e advogados da FDN.
Zaqueu estava cumprindo pena em prisão domiciliar, e acabou sendo morto fora de casa na madrugada de sábado, quando deveria estar recolhido à sua residência. A polícia não descarta que a motivação do crime tenha sido vingança.
Ocorrência
De acordo com informações da polícia, Zaqueu estava em um veículo modelo Sandero, quando uma dupla em uma motocicleta o abordou e disparou várias vezes contra ele. Um dos disparos atingiu a nuca do traficante.
Zaqueu ainda foi socorrido com vida e levado para o pronto-socorro Dr. João Lúcio, Zona Leste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu onde recebia o atendimento médico na sala de emergência.
Por muitos anos, Zaqueu integrou a FDN e era membro da primeira malha da facção. Mas, no último ano, havia deixado a facção de José Roberto Barbosa, o “Zé Roberto da Compensa”, e migrou para a facção Comando Vermelho (CV), que no Amazonas é comandada pelo traficante Gelson Carnaúba, o “Mano G”.