A SSP determinou que uma força-tarefa seja montada com objetivo de investigar as mortes ocorridas durante o fim de semana
(Foto: Marcio Azevedo/SSP-AM)
O expressivo número de 21 assassinatos por arma de fogo, branca e agressão física, registrados no fim de semana de Páscoa em Manaus, relembrou o fim de semana sangrento, onde mais de 30 pessoas foram mortas no período de 17 a 20 de julho de 2015.
De acordo com dados do relatório do Instituto Médico Legal (IML), na sexta três homens foram mortos por arma de fogo e branca. No sábado, nove homicídios ocorreram por arma de fogo, arma branca e agressão física e no domingo, não foi diferente, onde ao menos nove homicídios foram contabilizados na capital amazonense.
Um dos casos que mais chocaram a população neste fim de semana foi o duplo homicídio de pai e filho, que foram mortos a tiros, na noite deste domingo (17), na rua Nova, Comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus.
As vítimas foram identificadas como Elderson Farias Alves, que tinha 35 anos e Emerson Ribeiro Alves, de apenas 15 anos.
Segundo informações de investigadores da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o alvo era Emerson que vendia churrasco na rua, porém, na tentativa de defender o filho, Elderson Farias foi baleado.
Policiais civis também informaram que os criminosos usaram um carro, de cor branco, modelo e placas não identificadospara praticar o homicídio.
Hoje (18), o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general do Exército Brasileiro (EB) Carlos Alberto Mansur, determinou que uma força-tarefa fosse montada com o objetivo de dar uma pronta resposta para os homicídios ocorridos durante o fim de semana em Manaus.
Ainda conforme a SSP-AM, a força-tarefa envolve as áreas de inteligência, operacional, de monitoramento, estatística e da Polícia Científica, para a atuação nas áreas onde há identificação da mancha criminal dos homicídios.
Além disso, o secretário de Segurança Pública determinou que Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) reforcem o policiamento ostensivo e investigativo, com a intensificação de suas respectivas operações.
A SSP-AM ressalta a importância da população na resolução dos casos, por meio de denúncias que possam levar a polícia até os autores dos delitos. As informações podem ser repassadas para o sistema de segurança através do número 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24 horas por dia, e a denúncia pode ser feita de maneira anônima.
Investigações
Os 21 assassinatos registrados no feriadão de Páscoa serão também investigados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
O Fim de Semana Sangrento de 2015 resultou na Operação Alcateia, que contou com 130 policiais, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), 17 oficiais da PM e 21 policiais federais. A ação foi realizada para prender 15 suspeitos de participação na chacina que resultou na morte de mais de 30 pessoas na capital amazonense.