Operação policial para tentar prender homem conhecido como 'Tio Zé' resultou na morte dele e de outros dois suspeitos de dispararem contra a polícia
Armas de fogo, munições e drogas estavam em posse dos alvos da operação (Foto: Divulgação)
Dois homens ainda não identificados e José da Silva Lopes, conhecido como "Tio Zé", morreram nesta terça-feira durante confronto com policiais militares, durante operação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na Vila Copatana, no município de Jutaí. Nesta mesma operação, foram apreendidas a armas, munições e drogas.
De acordo com a SSP-AM, uma operação foi montada com o objetivo de cumprir um mandado de prisão em aberto em nome do "Tio Zé", que seria um dos líderes de uma facção criminosa que atua na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Colêmbia. Ele também seria um dos principais elos com um cartel que opera na Colômbia.
Informações repassadas à inteligência informaram que o suspeito estava morando na cidade de Jutaí, após roubar sete fuzis de um quartel do Exército do Peru, onde passou a comandar escoltas de carregamentos de drogas e também piratas de rios para atacarem facções rivais.
Ainda segundo a SSP-AM, os policiais foram na primeira casa onde "Tio Zé" poderia estar e foram recebidos a tiros, e revidaram os disáros alvejando dois infratores, enquanto outros conseguiram fugir. Na segunda casa, os policiais encontraram o suspeito que atirou contra a equipe policial, que revidaram e atingiram o homem.
Os três alvejados foram socorridos e levados para Hospital Municipal de Jutaí, onde não resistiram aos ferimentos de arma de fogo e morrem na unidade de saúde. Nas casas, foram apreendidas uma espingarda calibre 12, uma pistola . 380, cinco cartuchos calibre 12 intactos, dois Cartuchos calibre 12 deflagrados, dez munições calibre .380, três porções de skunk, uma balança de precisão e um celular.
Todos as armas de fogo, munições, drogas e foram apresentados no 56° Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Jutaí, para os procedimentos cabíveis.