Os três são suspeitos do assassinato do pedreiro Valter Marques da Cruz, 60, no dia 5 de março desse ano
Três homens foram presos por policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), por conta do assassinato do pedreiro Valter Marques da Cruz, 60, no bairro Mauazinho, Zona Sul de Manaus, que ocorreu no dia 5 de março deste ano. A vítima foi linchada por traficantes e moradores da região em um "Tribunal do Crime".
De acordo com a delegada Déborah Barreiros, adjunta da DEHS, as imagens do crime circularam no mesmo dia do linchamento, por meio das redes sociais.
"Imediatamente tomamos as primeiras providências no intuito de entender o que tinha acontecido e quem eram aquelas pessoas. Soubemos que os traficantes tinham implementado um Tribunal do Crime para punir a vítima, que supostamente teria abusado de uma criança. A mãe da vítima registrou o caso na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), mas em nenhum momento foi confirmado que o pedreiro abusou da criança de 10 anos", disse Barreiros.
A delegada ressaltou, que na delegacia, a criança não confirmou o crime e disse que só tinha andado com o idoso pelo bairro.
Entre os presos desse linchamento estão Daniel Ferreira da Conceição, 18, Marcelo Rossi Menezes, 22, e Samuel Braga Serrão, 27. A mãe da criança, e um homem chamado Valdecy da Silva Cardoso, 36, que estavam no vídeo, que circula nas redes sociais, são procurados pela polícia.
Daniel e Samuel foram presos no Mauazinho, nos dias 18 e 15 de julho. Marcelo foi preso, por meio de mandado de prisão, em uma unidade prisional da capital amazonense.
O trio foi autuado por homicídio na DEHS, e está à disposição da Justiça. A mãe da criança e Valdecy são procurados pela polícia. Informações sobre os dois podem ser repassadas para o 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O crime
Valter foi agredido com socos, chutes e pauladas. Ele foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, no bairro São José, Zona Leste, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde.